sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NOVO SER NO EVENTO MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Transporte é a infra-estrutura com maior potencial para remodelar o desenvolvimento de uma cidade e alguns governantes já começaram a explorar essa capacidade.

O crescimento dos congestionamentos urbanos vem acentuando nossas carências de mobilidade e impõe o repensar das grandes cidades latinoamericanas.

Devemos continuar fazendo o que sempre fizemos ou devemos inovar? Por que não fazer um melhor uso do transporte urbano para estruturar o desenvolvimento das nossas cidades e promover a mobilidade urbana?

A Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana é mais um ponto de encontro para especialistas debaterem o assunto e, também, emissões de CO2, aquecimento global e acessibilidade.

Realizada nos dias 25 e 26 de novembro, no Sofitel Rio de Janeiro Copacabana, foram apresentadas propostas e cases pelos principais especialistas e Prefeitos que promoveram grandes mudanças urbanas.

Foi debatida a mobilidade sustentável com quem toma decisões pelas grandes cidades da América Latina e apresentados os avanços tecnológicos do transporte individual e coletivo.

A Convenção reuniu, pela primeira vez na América Latina, prefeitos das principais cidades da região, parceiros da indústria e organizações públicas e privadas em torno do mesmo assunto. O objetivo é repensar os modelos de infraestrutura e transporte para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, não apenas no que diz respeito à mobilidade, ao ir e vir, mas também quanto à preservação ambiental, segurança veicular, acessibilidade dos passageiros portadores de necessidades especiais, entre outros temas correlatos.

Estiveram presentes autoridades como o Presidente da República do Brasil – Luiz Inácio Lula da Silva, o Governador do Estado do Rio de Janeiro – Sergio Cabral, o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro – Eduardo Paes, Prefeitos de outras cidades brasileiras, Ministros, representantes das cidades do México e Rosário, Argentina, e o Sr. Michel Rollier, Presidente do grupo Michelin. Leilane Neubarth e Renata Jábali foram as Mestres de cerimônia.

O Ministro das Cidades, Marcio Fortes, abrirá os trabalhos falando sobre “O Desafio da Mobilidade para as Cidades”. A palestra de José Luís Moscovich, Diretor Executivo da Autoridade de Transporte do Condado de São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, será sobre bicicletas e pedestres no mundo motorizado. “Mobilidade Sustentável e Meio Ambiente” será o assunto do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, Colômbia, e presidente do ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), falará sobre “Mobilidade para uma Cidade Social e Ambientalmente Sustentável”. Esses e outros palestrantes enriquecerão o debate.

A organização do evento cabe ao CTS-Brasil (Centro de Transporte Sustentável) e à equipe do Challenge Bibendum, da Michelin. Lançado em 1998, o Challenge Bibendum é um esforço conjunto do setor automobilístico (montadoras, fabricantes de autopeças, empresas fornecedoras de energia e centros de pesquisa) para disponibilizar informações objetivas sobre os últimos avanços tecnológicos aos representantes das classes política e econômica e aos formadores de opinião, com vistas a uma mobilidade rodoviária mais econômica, limpa, segura e fluída. www.challengebibendum.com.br

A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 117 mil pessoas no mundo inteiro e possui 68 unidades industriais implantadas em 19 países. (www.michelin.com)


***************************************************************************
O ESPAÇO NOVO SER orgulhosamente esteve presente ao evento a convite de sua patrocinadora Michelin, representado por Nena Gonzalez e Fabio Fernandes.

Dentro dos princípios e valores adotados pela nossa instituição, desenvolvemos projetos de caráter sócioinclusivos em busca da valorização da cidadania, promoção dos direitos e qualidade de vida, equalização das oportunidades e superação dos obstáculos sociais predominantes ao processo de Inclusão, certos de estarmos atuando de forma socialmente responsável. Para maiores informações, visite www.riomobilidadesustentavel.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...