quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DESAFIO SOLIDÁRIO NA VILA OLÍMPICA DA MANGUEIRA

MAIS UM EVENTO: NOVO SER INFORMA.
RETRANSMITINDOOOO

Olá colegas, parceiros , apoiadores e convidados do "Desafio Solidário", estamos chegando na reta final.

Peço a todos que repassem esta divulgação para seus contatos e assessorias de comunicação, será a inauguração da quadra adaptada da Vila Olímpica da Mangueira e gostariamos de agradecer a todos em nome do MKT pelo empenho e dedicação.

Neste domingo teremos a oportunidade de conhecer uma nova realidade, fortalecendo o papel do ensino na construção de uma sociedade mais justa e com livre acesso a cidadania.

Muito obrigado, mãos a obra.

Paulo Otávio
“Desafio Solidário” – Basquete Sobre Rodas
**************************************************
Realizado pelos alunos do curso de Gestão Tecnológica de Eventos da Universidade Estácio de Sá, turma da manhâ (1 e 2), o projeto “Desafio Solidário”, busca promover a inclusão das pessoas portadoras de deficiência através da prática esportiva e chamar a atenção da sociedade para a necessidade de melhores condições de acessibilidade nas cidades brasileiras.

Participarão da primeira edição do evento, que acontecerá no dia 22 de novembro, domingo, na Vila Olímpica da Mangueira o compositor Marcelo Yuka, o grupo de teatro e dança inclusivos, Cia Livre Acesso, o DJ Raphael Santos e os times de basquete adaptado da ACADEF, do Rio de Janeiro e ANDEF, de Niterói. Este evento segue o formato dos jogos organizados pelo COB (Comitê Olímpico Internacional) e servirá como treinamento de futuros profissionais necessários a realização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Quando: 22/11/2009 - Domingo - 10h:30

Onde: Vila Olímpica da Mangueira - Rua Santos Melo, 73 - Mangueira

Apoio: Acadeg, Acadef, Andef, Cia Livre Acesso, Vila Olímpica da Mangueira, Espaço Novo Ser, Tem Quem Queira, Mais Diferenças, Criativos, GMB Sports, Ecoprint Impressões, Uniarte Confecção, Coyote, Site Festa da Semana, Ello Formaturas e Mariuzinn Disco Club.

Realização: Turma de Eventos Esportivos - Universidade Estácio de Sá

Supervisão: Marcelo Schuck

Faixa etária: Livre

Capacidade: 160 pessoas

Informações: UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DE EVENTOS

DISCIPLINA: GESTÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS

PROFESSOR: MARCELO SCHUCK

PROJETO: “DESAFIO SOLIDÁRIO”

OBJETIVO GERAL: Este projeto tem por objetivo popularizar o basquete adaptado praticado por cadeirantes através do evento ”Desafio Solidário” que reunirá as equipes da ACADEF (Associação Carioca de Deficientes Físicos), do Rio de Janeiro e do ANDEF (Associação Niteroiense de Deficientes Físicos), de Niterói, em uma partida exibição, promovendo uma maior sensibilização da sociedade para a importância da inclusão de pessoas com deficiência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Formar um novo público sensível a necessidade de melhores condições de acessibilidade.
-Aplicação das técnicas e os conceitos desenvolvidos no curso de Graduação Tecnológica de Eventos da Universidade Estácio de Sá, auxiliando na formação dos alunos.
-Promover a inclusão de pessoas portadoras de deficiência através da prática esportiva.
-Capacitar futuros profissionais com uma abordagem mais eficiente para o mercado de trabalho, promovendo uma visão mais abrangente das necessidades da sociedade atual.

DESCRIÇÃO DO EVENTO: O evento acontecerá no dia 22 de novembro, domingo, a partir das 10:00h, com a disputa de uma partida exibição que se realizará em quadra adaptada para a prática do esporte na Vila Olímpica da Mangueira.

Participarão da cerimônia de abertura o compositor, Marcelo Yuka, o coreógrafo, Stefanio Vieira e a bailarina, Camila Scoralick, da Cia Livre Acesso de teatro e dança inclusivos, que apresentarão a coreografia “Reverência ao Fogo”, que engloba a dança árabe e a contemporânea.

Como ingresso será cobrado à quantia de um quilo de alimento não perecível.

A partida exibição terá seu inicio às 10:30h, com dois tempos de 20 mim, usando 30 segundos de posse de bola e um intervalo de 10 mim. Em caso de empate no final do segundo período, uma prorrogação de 5 minutos será usada para desempate.

As regras do basquete em cadeira de rodas são muito semelhantes às do jogo de basquete tradicional. São feitas apenas algumas modificações que levam em consideração a cadeira de rodas, a mecânica da sua locomoção e como no basquete tradicional são cinco jogadores em cada uma das equipes.

A seleção musical ficará a cargo do DJ Raphael Santos que tocará gêneros musicais contemporâneos como soul, o funk americano e o Hip Hop, promovendo a adesão de um público mais jovem para o evento e conseqüentemente aumentando a sensibilização para a causa das pessoas portadoras deficiência.

Para a cerimônia de premiação, serão confeccionadas trinta medalhas que serão entregues a todos participantes do desafio, sendo de cor dourada para o campeão e cor prata para o vice.

PÚBLICO ALVO: O público alvo deste projeto é formado por estudantes universitários, amantes dos esportes, das artes; esportistas, portadores de deficiência física e mental, profissionais das áreas de eventos, marketing, comunicação, educação física e do terceiro setor.

JUSTIFICATIVA: Despertar a sociedade para importância de novas políticas públicas para inclusão das pessoas portadoras de deficiência, indispensáveis para a construção de um mundo sem barreiras e com livre acesso à cidadania.

Ampliar o potencial que o Rio de Janeiro tem para abrigar grandes eventos esportivos e culturais, proporcionando um crescimento da mão de obra qualificada para atender a crescente demanda no mercado de eventos.

Utilizar a estrutura e o legado deixado pelos jogos Pan Americanos, incentivando o treinamento de novos profissionais necessários para a realização da Copa do Mundo de 2014 e o sucesso da candidatura do Brasil para sediar as Olimpiadas de 2016.

PLANO DE COMUNICAÇÃO: Este projeto busca chamara a atenção através de ações de Marketing inusitadas, uma delas acontecerá na Boate Mariuzinn Disco Club, na Cinelândia, centro do Rio.

Serão impressas a quantidade de 100 camisetas (cor preta), 20 cartazes (A3); de 04 banners (1 m x 90 cm); de 5.000 flyers (12 cm x 14 cm, couche 120), que serão distribuídos por 60 alunos do curso de Graduação Tecnológica de Eventos em universidades, nas praias da zona sul, casas de espetáculos e nos bairros da Lapa, Santa Teresa, Ipanema, Copacabana, Leblon, Gávea e Tijuca; 04 buners (1 m x 90 cm) e 01 back drop (2m x 5m) utilizados na cerimônia de premiação.

Para a divulgação em internet serão utilizados os mailings da dos 68 alunos do curso de Graduação Tecnológica de Eventos; da Ello Formaturas, do Jornal na Luta, das ONGs, Mais Diferenças, Superação e Espaço Novo Ser.

CONTRAPARTIDA: A organização do evento se compromete em fazer constar a marca dos patrocinadores e apoiadores em todos os materiais de divulgação e no back droop utilizado como pano de fundo na cerimônia de apresentação e encerramento, sempre que possível será mencionado o nome do patrocinador nos demais veículos de comunicação como rádio e televisão.

Cia. Livre Acesso
A Cia. Livre Acesso é um grupo de Teatro e Dança, que visa à inclusão de jovens e adultos portadores deficiência ou não, no qual os mesmos participam igualmente das atividades propostas com responsabilidades iguais, como atores e/ou bailarinos.
A proposta da Cia. é promover a integração dos jovens e adultos com qualquer tipo de deficiência ao mercado de trabalho (forma alternativa de renda) e à vida comunitária.

Objetivamos promover a cultura e desenvolver as potencialidades artísticas dos participantes, através do aprimoramento de suas capacidades de expressão, relacionamento, espontaneidade, imaginação e percepção.

Atualmente a Cia encontra-se com apresentações do seu mais recente espetáculo: “O FOLCLORE BRASILEIRO APRESENTA A LENDA DA NAU CATARINETA”. Dirigido por Helena Tojal, - Atriz, diretora de teatro, professora de Artes Cênicas, Português e Literatura. Desde 1995 dirige montagens teatrais com pessoas portadoras de deficiências especiais.

O Circo Voador, como proposta de seu Projeto Social, estende ao seu espaço a inserção deste público, como forma de Inclusão Social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...