quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Novo Ser no Petrobras Longboard Classic

Petrobras Longboard Classic começa na Praia da Macumba

Última etapa do Circuito brasileiro de longboard acontece até domingo e distribui 30 mil reais em prêmios

Sol e mar compuseram um cenário perfeito para a abertura da segunda etapa do Petrobras Longboard Classic, última parada do Circuito brasileiro da modalidade, que acontece na Praia da Macumba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Pela manhã, com ondas chegando até 1 metro, os atletas começaram a disputa pelo título nacional e pelos R$ 25 mil, oferecidos para a categoria masculina. As mulheres lutam por prêmios que somam R$ 5 mil reais e, claro, pelo troféu de melhor longboarder do país.
O evento acontece até domingo, quando serão anunciados os campeões brasileiros e do Circuito Petrobras Longboard Classic. Neste primeiro dia de disputas aconteceram apenas as baterias da categoria masculino profissional. O atual líder do ranking, Rodrigo Sphaier, caiu na água contra o capixaba Felipe Lacerda e não decepcionou. Venceu somando 16,10 pontos. "Estou muito focado para esta competição. Espero atingir meu objetivo que é o título de brasileiro, que ano passado bateu na trave", disse Rodrigo Sphaier Sphaier.
Um dos destaques do dia foi o atleta da cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos (RJ), Caio Teixeira, que superou o campeão mundial de 2007, Phil Rajzman, eliminando um dos favoritos ao título do Petrobras Longboard Classic da Macumba. O surfista ainda fez a segunda melhor nota do primeiro dia, 8, 67 pontos.
"Ganhei do Phil, ganhei do cara que me fez começar a pegar onda de pranchão e que acabou de ser quinto colocado no mundial, só isso já basta. Estou muito feliz te ter vencido uma bateria contra um ídolo", revela Caio Teixeira,que cai na próxima bateria contra o paulista Jefson Silva.
Outro surfista que se destacou foi Rodrigo de Sousa (RJ), que fez a maior média do dia, 16, 30 pontos. O local da Praia da Macumba ocupa a terceira colocação no ranking e está vivo na luta pelo título. Quem conseguiu a maior nota foi o decacampeão brasileiro Picuruta Salazar, que cravou 8,83 pontos.
No sábado as baterias serão reiniciadas a partir do terceiro round. Os atletas entram na água às 7 horas. A segunda etapa do Petrobras Longboard Classic conta com três categorias: Masculino Pro Open, de nível 4A ( 2 mil pontos); Feminino Pro, de nível 1A (500 Pontos) e Super Master Masculino (acima de 50 anos).
AÇÕES SOCIAIS MOVIMENTAM A PRAIA
A segunda etapa do Petrobras Longboard Classic recebe a ação social Praia Para Todos, uma iniciativa do projeto Espaço Novo Ser. A idéia do projeto é promover a acessibilidade para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam voltar a desfrutar das praias cariocas. O projeto já devolveu a alegria do contato com o mar e com a natureza a dezenas de pessoas. Além do Praia Para Todos, o projeto Espaço Novo Ser também oferece outras ações adaptadas, como o surfe, que é coordenado pelo organizador do Petrobras Longboard Classic, Rico de Souza.
"Temos outras ações, mas o Praia Para Todos é a nossa menina dos olhos. Entre estes outros projetos está o surfe adaptado, que conta com a participação atuante do surfista Rico de Souza, ele é um grande parceiro", disse Nena Gonzalez, representante do projeto Praia Para Todos.
O campeão brasileiro de 1984, Octaviano Bueno, também estava presente no evento. "Taiu", como é conhecido, sofreu um acidente em 1991 que o deixou tetraplégico. Após 19 anos sem surfar, amigos adaptaram um pranchão para que ele pudesse voltar a deslizar sobre as ondas do Guarujá, onde mora.
" Existe o Stand Up Surf, não é? A minha modalidade é o Sit Down Surf (risos). Brincadeira, depois que eu voltei a surfar voltei a ter expectativa de entrar na água, de saber como estão as ondas. Sentir isso depois de 19 anos é muito louco. Planejo levar o projeto do surfe adaptado adiante, com certeza", finaliza Taiu Bueno.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a etapa da Praia da Macumba está realizando uma ação ambiental para revitalizar a vegetação nativa da orla. O órgão cedeu novas mudas de plantas e também toda a mão-de-obra necessária para reconstruir cercas de madeira que circulam e protegem a vegetação. Neste sábado todos os presentes no evento participarão plantio das mudas.
O Petrobras Longboard Classic tem o patrocínio da Petrobras, Co-patrocínio da HD e da Net Virtua e o apoio da American Airlines, Guiness Book, Revista Coquetel, Aldeia dos Ventos, Xcope, Skate Aventura, Apreciatti, Abrasp, Feserj, Recreio Surfe Clube e Prefeitura do Rio de Janeiro. Realizações Rico Promoções Esportivas. O site oficial do evento é o Ricosurf.com.

Fonte: http://innersurf.blogspot.com/2010/11/petrobras-longboard-classic-comeca-na.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...