Esclarecimentos sobre a matéria da Veja Rio
A revista Veja desta semana, em sua edição Rio, publica reportagem acerca de pretensas ilegalidades da Orla Rio em sua incumbência em administrar e preservar importantes mobiliários de nossas praias (Reportagem da Veja)
Na matéria, mesmo após ter sido informado oficialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro (leia aqui a copia do email) da inexistência de qualquer dívida da Concessionária Orla Rio para com ela, o jornalista autor foi infeliz ao afirmar haver uma dívida de mais de R$ 1,8 milhão em pagamentos não realizados.
Em outro trecho o jornalista omite que, "Em Ação cujo autor é o Ministério Público, foram julgados improcedentes os pedidos com decisão prolatada em 30/09/2009 pelo Juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública" (fato que lhe foi informado oficialmente em nosso email com as respostas às perguntas por ele formuladas(Conheça a integra de nossas respostas aqui). Da forma que está apresentado na matéria, deixa a entender que o MP está investigando irregularidades pretensamente ocorridas pela Concessionária e pela Prefeitura, que já foram investigadas e julgadas improcedentes, lembramos uma vez mais,.
Em sua matéria, o jornalista lamentavelmente omite o fato dos Postos de Salvamento serem fonte de prejuízo da casa de R$ 3,6 milhões anuais aos cofres da Prefeitura, além de obrigar o deslocamento de mais de 80 garis de suas funções nas ruas cariocas para sua operação. Os mesmos foram recebidos pela Orla Rio através do Termo de Ajuste entre o Município e a Concessionária com fundamento no artigo 65, letra D, parágrafo segundo, da Lei Federal das Licitações 8.666/91. Diversas unidades encontravam-se quase sem condições de uso, com louças danificadas e partes estruturais comprometidas e mesmo tendo o prazo de 9 meses para sua reforma, já procedemos em menos de 30 dias à colocação em condições adequadas de uso e à pintura e restauração de todos os postos da Zona Sul (abaixo em nosso blog encontra-se o descritivo de todos os serviços que estamos prestando, assim como fotos do produto final que estaremos legando ao Rio de Janeiro). Tudo isto fruto de nossa consciência da importância deste mobiliário no contexto do verão carioca.
Que o profissional jornalista e sua conceituada publicação gostem ou não das obras de remodelação de nossas praias, um projeto que já foi premiado internacionalmente e que tem sido modelo para outras intervenções similares que estão ocorrendo em cidades costeiras brasileiras, é um direito democrático que lhes assiste. Mesmo assim, ele se dobra às qualidades ambientais, urbanísticas e sociais do projeto. Apenas sentimos que, por uma infelicidade editorial, tenha passado aos seus leitores informações errôneas acerca do assunto, sem haver utilizado quaisquer dos esclarecimentos que lhe foram prestados pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Concessionária.
Importante frisar que a Orla Rio não é apenas João Barreto, mas uma equipe de mais de 180 profissionais dedicados exclusivamente a conservação, administração e aperfeiçoamento dos 309 quiosques das praias, e agora dos seus 27 Postos de Salvamento, fazendo com que a operação destas unidades seja feita com a qualidade à altura dos frequentadores da orla carioca e sempre procurando trazer novos e melhores serviços à população do Rio de Janeiro (Leia a matéria publicada pelo jornal O Dia aqui)
Para que possamos desempenhar este trabalho com o orgulho que o fazemos, somos todos na Orla Rio incentivados e motivados pelo amor e dedicação de João Barreto pelo Rio de Janeiro, e que às custas de seus próprios esforços conseguiu alçar na pirâmide social, sempre contribuindo para a geração de dezenas de milhares de empregos formais ao longo de sua vida profissional inteiramente dedicada à qualificação do ambiente das praias cariocas. Sem contar que esta atividade vem contribuindo ao longo do tempo com a arrecadação de dezenas de milhões de reais em impostos para nossa Cidade.
Nós da Orla Rio, continuaremos em frente com a missão que nos impusemos, de contribuir a cada dia mais através do nosso trabalho, pela melhoria da qualidade de vida de nossa Cidade, de seus moradores e visitantes, assim como de todos aqueles que labutam dia e noite na orla marítima carioca, procurando trazer mais conforto e serviços a toda população em suas horas de lazer.
Agradecemos uma vez mais a confiança em nós depositada pela população carioca, suas Autoridades e pelos nossos parceiros comerciais, pois sem seu importante apoio não nos seria possível desenvolver este projeto de constante melhoria das praias cariocas.
Na matéria, mesmo após ter sido informado oficialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro (leia aqui a copia do email) da inexistência de qualquer dívida da Concessionária Orla Rio para com ela, o jornalista autor foi infeliz ao afirmar haver uma dívida de mais de R$ 1,8 milhão em pagamentos não realizados.
Em outro trecho o jornalista omite que, "Em Ação cujo autor é o Ministério Público, foram julgados improcedentes os pedidos com decisão prolatada em 30/09/2009 pelo Juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública" (fato que lhe foi informado oficialmente em nosso email com as respostas às perguntas por ele formuladas(Conheça a integra de nossas respostas aqui). Da forma que está apresentado na matéria, deixa a entender que o MP está investigando irregularidades pretensamente ocorridas pela Concessionária e pela Prefeitura, que já foram investigadas e julgadas improcedentes, lembramos uma vez mais,.
Em sua matéria, o jornalista lamentavelmente omite o fato dos Postos de Salvamento serem fonte de prejuízo da casa de R$ 3,6 milhões anuais aos cofres da Prefeitura, além de obrigar o deslocamento de mais de 80 garis de suas funções nas ruas cariocas para sua operação. Os mesmos foram recebidos pela Orla Rio através do Termo de Ajuste entre o Município e a Concessionária com fundamento no artigo 65, letra D, parágrafo segundo, da Lei Federal das Licitações 8.666/91. Diversas unidades encontravam-se quase sem condições de uso, com louças danificadas e partes estruturais comprometidas e mesmo tendo o prazo de 9 meses para sua reforma, já procedemos em menos de 30 dias à colocação em condições adequadas de uso e à pintura e restauração de todos os postos da Zona Sul (abaixo em nosso blog encontra-se o descritivo de todos os serviços que estamos prestando, assim como fotos do produto final que estaremos legando ao Rio de Janeiro). Tudo isto fruto de nossa consciência da importância deste mobiliário no contexto do verão carioca.
Que o profissional jornalista e sua conceituada publicação gostem ou não das obras de remodelação de nossas praias, um projeto que já foi premiado internacionalmente e que tem sido modelo para outras intervenções similares que estão ocorrendo em cidades costeiras brasileiras, é um direito democrático que lhes assiste. Mesmo assim, ele se dobra às qualidades ambientais, urbanísticas e sociais do projeto. Apenas sentimos que, por uma infelicidade editorial, tenha passado aos seus leitores informações errôneas acerca do assunto, sem haver utilizado quaisquer dos esclarecimentos que lhe foram prestados pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pela Concessionária.
Importante frisar que a Orla Rio não é apenas João Barreto, mas uma equipe de mais de 180 profissionais dedicados exclusivamente a conservação, administração e aperfeiçoamento dos 309 quiosques das praias, e agora dos seus 27 Postos de Salvamento, fazendo com que a operação destas unidades seja feita com a qualidade à altura dos frequentadores da orla carioca e sempre procurando trazer novos e melhores serviços à população do Rio de Janeiro (Leia a matéria publicada pelo jornal O Dia aqui)
Para que possamos desempenhar este trabalho com o orgulho que o fazemos, somos todos na Orla Rio incentivados e motivados pelo amor e dedicação de João Barreto pelo Rio de Janeiro, e que às custas de seus próprios esforços conseguiu alçar na pirâmide social, sempre contribuindo para a geração de dezenas de milhares de empregos formais ao longo de sua vida profissional inteiramente dedicada à qualificação do ambiente das praias cariocas. Sem contar que esta atividade vem contribuindo ao longo do tempo com a arrecadação de dezenas de milhões de reais em impostos para nossa Cidade.
Nós da Orla Rio, continuaremos em frente com a missão que nos impusemos, de contribuir a cada dia mais através do nosso trabalho, pela melhoria da qualidade de vida de nossa Cidade, de seus moradores e visitantes, assim como de todos aqueles que labutam dia e noite na orla marítima carioca, procurando trazer mais conforto e serviços a toda população em suas horas de lazer.
Agradecemos uma vez mais a confiança em nós depositada pela população carioca, suas Autoridades e pelos nossos parceiros comerciais, pois sem seu importante apoio não nos seria possível desenvolver este projeto de constante melhoria das praias cariocas.
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