

O Instituto Novo Ser é um grupo de interesse público, cuja, a missão, é promover a acessibilidade social plena das pessoas com deficiência e seus respectivos familiares, tendo como base os princípios dos direitos e deveres. Onde, nos seus compromissos, para com o segmento o qual representa, o Espaço Novo Ser, têm como principal finalidade, mobilizar e esclarecer todos os setores da sociedade, quanto à importância do processo de inclusão social na vida de uma pessoa com deficiência.
Um dos eventos de maior sucesso entre os promovidos pelo Sistema SEBRAE, a Feira do Empreendedor é realizada nos diferentes estados e regiões do país, recebendo a cada edição, milhares de pessoas em busca de idéias, parcerias comerciais, orientação empresarial e novos negócios.
Seu objetivo é fomentar e diversificar as atividades econômicas na região, estimulando e facilitando o acesso dos empresários já estabelecidos e de potenciais empreendedores as mais diversas idéias e oportunidades de negócios.
Para esta edição de 2010 que acontecerá no Centro de Convenções de Natal, serão disponibilizados instrumentos de orientação empresarial para quem deseja montar, ampliar ou diversificar o seu próprio negócio.
Informações sobre tendências de negócios no mundo e no Rio Grande do Norte, abertura e formalização de empresas, tecnologia e inovação, palestras e capacitações direcionadas ao desenvolvimento e estímulo à cultura empreendedora.
O Instituto Novo Ser irá participar da Feira do Empreendedor a convite do SEBRAE-RN expondo um ambiente de praia simulado representando o Projeto PRAIA PARA TODOS. Neste ambiente serão dispostos os principais materiais componentes do projeto, com o objetivo de demonstrar as possibilidades reais para se tornar um ambiente de praia acessível.
A mini-praia será montada dentro de uma área do evento destinada exclusivamente a idéias e empreendimentos acessíveis – Espaço Como Ir! Acessibilidade para Todos. Este espaço contará ainda com os ambientes de escritório e dormitório com banheiro repletos de ferramentas assistivas para que os tornem acessíveis para pessoas com deficiência.
O espaço foi concebido pelo SEBRAE-RN e será exposto em parceria com a COMO IR! (www.lojacomoir.com.br) e o Instituto Novo Ser.
No dia 7 de novembro, como parte do Seminário Tendência de Negócios, serão apresentadas duas palestras abordando a acessibilidade. Das 17h00 às 18h30 a palestra “Como fazer da acessibilidade um bom negócio” será ministrada por Ricardo Shimosakai, Diretor da Turismo Adaptado. Das 19h00 às 20h30, a palestra “Praia para todos – Lazer e Desporto Adaptado nas Praias” será ministrada por Nena Gonzalez, presidente do Instituto Novo Ser.
Feira do Empreendedor
Local: Centro de Convenções de Natal (Av. Dinarte Mariz , S/N – Via Costeira)
Data: 04 a 07 de novembro de 2010
Horário: 16h00 às 22h00
http://www.feiradoempreendedorrn.com.br/index.php
A I Festa da Vitória, aconteceu este mês no auditório do Instituto Benjamin Constant, e foi uma homenagem feita pelo grupo "Anjos Sem Visão", direcionada às mulheres que atuam no segmento em ações especiais em duas linhas:
*as que trabalham para proporcionar qualidade de vida às pessoas com deficiência;
*e/ou as que são exemplos de superação, considerando qualquer tipo de deficiência.
Alguns destes exemplos se deram às coordenadoras e demais atuantes diretas de instituições não governamentais como o Instituto Novo Ser, onde o prêmio foi entregue à Srª Nena Gonzalez, uma das pessoas idealizadoras do "Projeto da Praia Para Todos" (projeto apresentado na novela "Viver a Vida" da Rede Globo).
Na noite de entrega das premiações também coube a Sociedade Viva Cazuza, através da presidenta Srª Lucinha Araujo. Destacando-se também algumas mulheres com deficiência como a Fernanda Honorato (deficiente intelectual), repórter do Programa Especial da TV Brasil, e Juliana Oliveira (cadeirante), também apresentadora do mesmo programa, sem mencionar muitas outras que mostram a superação desta gente que faz a “diferença”.
Algumas apresentações artísticas animaram a noite do evento, como por exemplo o balé em cadeira de rodas.
Amanda Boxtel caminha utilizando um protótipo das eLegs, pernas robóticas que permitem a paraplégicos firmar-se em pé e andar. O “exoesqueleto” da Berkeley Bionics foi apresentado nesta quinta-feira (7) à imprensa, em São Francisco. Amanda perdeu os movimentos das pernas em um acidente enquanto esquiava, em 1992. A Berkeley Bionics promete lançar as eLegs em meados do ano que vem.
A proposta é similar à do médico japonês Eiichi Saito. Ele afirma que o primeiro par de pernas robóticas capaz de fazer pessoas paralisadas da cintura para baixo voltarem a andar deve ficar pronto em dezembro. A fase de testes do equipamento está sendo concluída. Com ele, deficientes físicos podem andar com as pernas mecânicas, controlando os movimentos por meio de botões. As pernas criadas por Saito têm seis motores: nos tornozelos, nos joelhos e na cintura. Depois que ele é acoplado ao corpo, o usuário pode escolher o tamanho da assada e a velocidade.
SuperAção 2011 from movere.me on Vimeo.