quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

“Pelo menos a minha vida mudou bastante...”


Por Diego Balassiano

Após quase duas horas e meia de gravação naquela tarde de domingo, Glauco Caputi talvez havia resumido da forma mais simples possível o significado de um projeto que luta para que lugares deficientes estejam preparados para receber todas as pessoas.

Com uma câmera e um microfone na mão, tentava conduzir a minha primeira matéria jornalística em meio a uma explosão de esportes adaptados na praia, que misturava sentimentos, coragem e esperança. O projeto foi criado e idealizado por Ricardo González. Bastou um grito pela liberdade dos portadores de necessidades especiais para que ele mudasse a vida de muita gente.

Lembro-me como se fosse ontem quando a Nena me recebeu junto com meus amigos da faculdade em sua casa, e disse que na verdade o tal Ricardo era seu filho. E mais. Era também portador de necessidades especiais. Não demorou muito para que eu percebesse que em meio aos cadeirantes, o único deficiente ali era eu mesmo. Havia muito tempo que não acreditava nas minhas ideias e não tomava coragem para ultrapassar os obstáculos.

Algo no esforço de cada um ao praticar o esporte ou talvez a simples gargalhada de Glauco me mostrasse que a vida tinha significados muito maiores do que eu poderia imaginar. Então, veio a coragem: participar de um dos maiores concursos de jornalismo feito pela rede americana CNN Internacional. Mais de 250 estudantes do Brasil inteiro deveriam fazer uma matéria de 2 minutos, seguindo o tema “Minha cidade, minha vida, uma atitude”. O primeiro lugar ganharia uma viagem para conhecer os estúdios da CNN em Atlanta e teria sua matéria exibida em rede internacional. O sonho era grande, o desafio maior ainda.

“Diego, basta acreditar. Com a coragem, a gente conquista tudo”.

Depois das palavras da Nena, eu me senti parte do projeto Praia Para Todos e percebi que tinha uma grande missão pela frente. Por isso, escolhi cuidadosamente, cada palavra e cada imagem usada na matéria. O resultado não poderia ser diferente: a simplicidade e o carinho do projeto não só me conquistou, como também ganhou os votos de Maurício Kubrusly, Ana Paula Padrão e outros jurados norte-americanos.

“Projeto Praia Para Todos ganha prêmio internacional da CNN”

Missão cumprida. Confesso que quase chorei no discurso – mas isso fica só entre a gente. A partir de então, eu voltei a lutar pelos meus sonhos. Em Atlanta, a cada apresentador e repórter da CNN que eu contava sobre o projeto, dava para ver o brilho em seus olhos. O prêmio não é só meu – é de cada voluntário, cadeirante, profissional de Educação Física e Fisioterapia ou qualquer pessoa que faça parte do desenvolvimento da ONG Espaço Novo Ser. O meu muito obrigado.

Um comentário:

  1. ESPETÁCULO DE CRÔNICA/DEPOIMENTO.
    PARABÉNS DIEGO;PARABÉNS NOVO SER.
    SUSSAAAAAAAA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...