sexta-feira, 3 de julho de 2009

DICA CULTURAL: ESPAÇO NOVO SER, DA ONG NOSSA PARCEIRA, MAIS DIFERENÇAS


Workshop – “Reflexões sobre a produção teatral acessível para pessoas com deficiência”
Organização: Mais Diferenças – Educação e Inclusão Social - 3/07 às 17h - Centro de Referência Cultura Infância, Teatro Municipal do Jockey O teatro constitui-se em importante linguagem de sensibilização, conscientização e reflexão acerca da diversidade e da inclusão social. Acreditando nisso, e contando com a possibilidade de parceria com agentes e produtores culturais, a ONG Mais Diferenças, defende e apresenta os fundamentos de um espetáculo que garanta acessibilidade para pessoas com deficiência, constituindo assim um avanço na luta ela inclusão social de todos. Durante a programação teremos sessões totalmente acessíveis para pessoas com deficiências..., consulte a nossa programação no site do festival: www.fil.art.br

A LENDA DO PRÍNCIPE QUE TINHA ROSTO no RIO DE JANEIRO, teatro com uso de multimídia Cia. e Teatro Artesanal • 3/07 às 20h no Centro de Referência Cultura Infância, Teatro Municipal do
Jockey • +5 anos • 45 min São Paulo • 7 e 08/07 às 16 horas no Teatro João Caetano “A lenda do Príncipe que tinha rosto”, surgiu do processo de residência que está sendo vivenciado no entro de Referência do Teatro para a infância e juventude, a convite da diretora Karen Acioly.

Um espetáculo não convencional, cuja estética passeia entre o gótico e o surrealismo, conta a história de um príncipe que nasce com rosto em uma terra de pessoas “sem rosto”.

Ele é mantido escondido em uma torre, pois o Rei e a Rainha temem que ele seja descoberto e maltratado pelo resto da população.

Porém, o príncipe descobre que não está sozinho e que a filha da ama real também guarda o mesmo segredo. Juntos resolvem fugir, chegando em um reino onde outras pessoas são como eles. Mas a saudade de casa faz com que eles voltem para seu próprio reino, dispostos a lutarem juntos contra a intolerância.

O espetáculo não possui texto e a ação se desenvolve através de uma narração. Utilizando-se de bonecos de manipulação direta, sombras, máscaras e projeções multimídia, a história é contada através das diversas técnicas, priorizando a “corporalidade” do ator.

As músicas são todas do compositor russo do século XX, Sergei Prokofiev, pontuando o espetáculo com intensidades de grande lirismo e dramaticidade. A história, simples em sua narrativa, é facilmente compreendida pelo público de qualquer idade.

Espetáculo totalmente acessível para pessoas com deficiência

Autor: Gustavo Bicalho / Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves /Cenografia, figurinos e adereços: Fernanda Sabino, Henrique Gonçalves e Karlla de Luca / Música: Sergei Prokofiev / Luz: Jorginho de Carvalho / Elenco: André Pimentel, Bruno Oliveira, Débora Salem e Vírgínia Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...